Para falar dos impactos e sensibilizar sobre leishmanioses no Estado do Rio de Janeiro, com especial atenção para o município de Niterói, na última semana (dia 27/03), o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), do Centro de Controle de Zoonoses, realizou palestra para os agentes comunitários de saúde do Módulo Médico de Família Cantagalo.
Além de informar e sensibilizar, a atividade teve como objetivo também instruir os profissionais para o emprego do conhecimento nas ações educativas a serem realizadas na comunidade.
A equipe do IEC, representada por Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, apresentou a biologia dos flebotomíneos, ecologia das leishmanioses, principais vetores e situação das Leishmanioses no Estado do Rio de Janeiro e município de Niterói.
De acordo com informações dos participantes, o território de atuação de alguns agentes comunitários é bastante vulnerável para o inseto flebotomíneo, ambientes úmidos com bastante material orgânico, como galinheiro e chiqueiro, bem próximo às residências, facilitando, assim, a propagação da leishmaniose. “Por esses motivos abordamos o tema, especialmente nos métodos de prevenção. Foi bastante satisfatório. Os ACSs demonstraram entusiasmo pelas informações apresentadas”, contou Patrícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.