sexta-feira, 31 de março de 2023

Projeto Niterói 60 UP de Santa Rosa recebe ações educativas do CCZ

 



Na quarta-feira, 29 de março, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do seu setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), visitou o polo Santa Rosa (Praça Vital Brazil) do Projeto Niterói 60 UP como parte de suas ações educativas em saúde. 

O objetivo deste encontro inicial com o grupo foi apresentar a missão e as atividades do CCZ no município de Niterói, bem como os temas educacionais que este órgão desenvolverá nos próximos meses. 

A equipe do IEC, composta pelas agentes Daniele Caviare e Adriana Heizer, fez uma apresentação concisa em forma de bate-papo interativo, abordando temas como o entendimento sobre saúde e meio ambiente, o papel do CCZ, a parceria CCZ-SEMID e o cronograma de ações e temas. 

Os alunos se envolveram ativamente e mostraram grande interesse em aprender sobre as responsabilidades do CCZ. Muitos ficaram surpresos ao saber das atividades do Laboratório de Zoonoses (Labzo), incluindo o monitoramento da qualidade da água, entomologia e análise de larvas de mosquitos. Uma senhora chegou a compartilhar sua preocupação com a gata, que espirra muito, e a equipe a orientou a buscar um serviço veterinário. Houve reclamações sobre abundância de mosquitos e pombos na área. "No geral, foi uma atividade produtiva e informativa", disse Daniele.


Projeto Niterói 60 UP

O Projeto Niterói 60UP é um programa de base comunitária destinado a melhorar a qualidade de vida dos idosos residentes na cidade.  É uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), para as atividades de ginástica, dança de salão, passeios e o coral Avós do Canto. 

De acordo com o secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf), o objetivo principal é promover a qualidade de vida, pela socialização, oferecendo aos idosos atividades físicas, sociais e culturais que promovam o bem-estar, gerando sentimentos positivos – evitando, assim, a depressão – e estimulando a função cognitiva.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.