Neste sábado (18/03/23), o Centro de Controle de Zoonoses, por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde participou do Programa Niterói Mulher, evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, no Médico de Família do Cantagalo.
O objetivo do evento foi abordar assuntos que envolviam as mulheres, sem deixar de mencionar que a responsabilidade de uma casa saudável envolve a todos da família.
O CCZ foi convidado pela agente comunitária de saúde Viviani Oliveira da Costa, do Médico de Família do Badu, para falar sobre o tema Higiene Pessoal e Ambiental. Profissionais deste módulo também participaram do programa.
Os agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira desenvolveram a atividade por meio de diálogo interativo, tratando dos seguintes tópicos: conceito de higiene, higiene pessoal e ambiental, lavagem das mãos, pediculose e Covid-19.
Discutiu-se a importância da higiene das mãos para obter alimentos seguros e sem contaminação, dando destaque à necessidade de se manter um quintal limpo e organizado, sem excesso de objetos.
A equipe apresentou também a técnica de destralhar objetos desnecessários nos ambientes, evitando a presença de roedores e vetores, e oferecendo assim um espaço salutar para os animais domésticos e todos que residem na casa.
Ao final, alguns usuários informaram que se sentiam sobrecarregadas com a responsabilidade de limpar e organizar a casa sozinhos. Então foram orientados a como envolver todos os familiares nesse processo para reduzir a chance de adoecimento do espaço físico e das pessoas que ali residem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.