quinta-feira, 23 de março de 2023

CCZ NAS COMUNIDADES inicia ações no Morro do Abacaxi (Jonathas Botelho)

 


Nesta quarta-feira (22/03), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – realizou palestra sobre esporotricose no Módulo Médico de Família Jonathas Botelho, bairro Cubango. 

A ação faz parte do projeto “CCZ NAS COMUNIDADES” que visa a realização de intervenções em várias comunidades carentes com o objetivo de detecção de fatores de risco que favoreçam a disseminação de zoonoses e doenças transmitidas por vetores nesses locais.

O objetivo foi informar os funcionários sobre a zoonose e instruí-los para o emprego do conhecimento nas ações a serem realizadas na comunidade.

Conhecida como “a doença do jardineiro”, a esporotricose é uma zoonose que, além dos humanos, atinge os animais silvestres e domésticos, como gato e cachorro. Nos gatos, a forma grave da doença é mais disseminada.  

A ação educativa em saúde foi desenvolvida pelo agente Hugo Costa através de bate papo interativo e exibição de slide-show, e abordou os seguintes tópicos: o que é esporotricose, agente causador (fungo), transmissão, como o gato se contamina, como se contrai a doença do gato, prevenção e tratamento.

Segundo Hugo, a atividade foi consideravelmente satisfatória: “O público participou ativamente, demonstrando muito interesse pelo tema, pois pouco sabia à respeito.  Uma médica relatou que uma paciente teve problemas oftálmicos por conta de esporotricose adquirida do próprio gato e que o bicho faleceu por conta da doença”, contou.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.