Nesta terça-feira (14/03), o Centro de Controle de Zoonoses, através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), realizou palestra sobre roedores para os agentes comunitários de saúde do Módulo Médico de Família Sapê.
O objetivo foi sensibilizar sobre a importância da adoção de medidas preventivas contra os roedores urbanos no ambiente de trabalho e domiciliar, evitando doenças relacionadas a esses vetores, especialmente a leptospirose. Além de informar, a atividade visou também instruir os profissionais para o emprego do conhecimento nas ações educativas a serem realizadas na comunidade.
A equipe do IEC, representada pelos agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, abordou os seguintes tópicos: espécies de roedores urbanos, problemas causados por esses vetores, a leptospirose e prevenção – enfatizando a importância da eliminação dos 4 A’s (abrigo, acesso, alimento e água) para desencorajar a presença de roedores e outros animais sinantrópicos.
“O público demonstrou surpresa quanto à biologia dos roedores e afirmou que alguns moradores proporcionam um ambiente favorável para a formação de ninheiras. Abordamos também os riscos de usar venenos não autorizados e divulgamos o telefone do CCZ para possível solicitação ou denúncias de infestação de ratos. O interesse pelo assunto foi explícito”, disse Patrícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.