sexta-feira, 24 de março de 2023

CCZ dá continuidade às ações educativas sobre higiene pessoal para pais de alunos da Escola Municipal Diógenes Mendonça

 


Dando continuidade às ações educativas sobre higiene pessoal e ambiental para pais de alunos da Escola Municipal Diógenes Ribeiro de Mendonça, em Pendotiba, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), realizou mais uma palestra sobre o tema nesta quarta-feira (22/03).  O objetivo foi sensibilizar sobre a importância do cuidado com a saúde familiar para melhoria da qualidade de vida.

A equipe do IEC, representada pelos agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, desenvolveu a atividade por meio de diálogo interativo e exibição de slide-show, abordando os seguintes tópicos: conceito de higiene, higiene pessoal e ambiental, lavagem das mãos, pediculose (tipos de piolhos, o piolho capilar, ciclo de vida, principais dificuldades causadas nas crianças e jovens, prevenção e tratamento) e Covid-19. 

A atividade ocorreu no refeitório da escola, contando com o total apoio dos funcionários na disponibilização dos recursos audiovisuais e da organização do espaço para a realização do evento. 

A palestra contou com a presença expressiva de pais e responsáveis, o que foi muito positivo para o aprofundamento da temática e troca de informações. “Falamos sobre hábitos de higiene pessoal, a importância do uso da máscara por parte de pessoas com sintomas gripais e enfatizamos os métodos de controle de vetores para a promoção de uma casa saudável sem excessos de objetos, especialmente os desnecessários. Apresentamos a técnica de destralhar cada ambiente do quintal para evitar a presença de vetores. Incentivamos os tutores de gatos a buscarem a castração dos seus animais de estimação e a procurarem o CCZ para possível diagnóstico de esporotricose.  No que tange à pediculose, mencionamos os métodos de prevenção e tratamento, desaconselhando o uso de produtos impróprios para combate ao piolhos que podem causar intoxicação nas crianças”, relatou Patrícia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.