segunda-feira, 13 de março de 2023

Educação em Saúde fala sobre higiene pessoal e ambiental com agentes comunitários de saúde do MMF Cantagalo

 


Na última semana (dia 06/03), o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), do Centro de Controle de Zoonoses, realizou palestra sobre higiene pessoal e ambiental para os agentes comunitários de saúde do Módulo Médico de Família Cantagalo.

O objetivo foi mostrar como um ambiente limpo e organizado pode eliminar a chance de presença de animais sinantrópicos e aumentar o sistema imunológico dos indivíduos em uma residência.

A equipe do IEC, representada por Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, apresentou técnicas de como destralhar objetos desnecessários, especialmente dos quintais, para evitar abrigos de ratos e caracóis africanos, e discutiram a importância de manter caixas d'água vedadas, vasilhas de água dos animais domésticos limpas diariamente, evitando a proliferação de larvas. 

Os palestrantes também reforçaram os cuidados com o quintal, como podar as árvores e capinar o mato, para eliminar o acesso e abrigo de vetores e permitir a presença do sol.  Além disso, enfatizaram a atenção com a higiene pessoal, como a higienização das mãos, a eliminação de piolhos, roupas limpas e alimentos higienizados. 

Por fim, destacaram a consideração que se deve ter quanto à manutenção do local de trabalho limpo e organizado, setorizado, que facilita a rotina de trabalho e evita estresse. 

A equipe observou que o assunto despertou interesse no grupo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.