Professores da Creche Comunitária Eulina Félix, em Cantagalo, receberam palestra sobre roedores promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – na referida unidade educacional, no dia 29 de março, em atendimento ao convite do agente comunitário de saúde Jhonnatas Clemente.
O corpo docente aprofundou conhecimentos sobre espécies de roedores urbanos, problemas causados por esses vetores, a leptospirose e prevenção – enfatizando a importância da eliminação dos 4 A’s (abrigo, acesso, alimento e água) para desencorajar a presença de roedores e outros animais sinantrópicos.
O objetivo da ação educativa em saúde foi atualizar informações e aprimorar conhecimentos que facilitem a multiplicação do saber aos alunos. Para isso, a equipe do IEC, representada pelos agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, desenvolveu como metodologia o diálogo interativo, nos moldes de palestra, com apresentação de slide-show.
A atividade contou com a participação da enfermeira responsável técnica Aline Rodrigues e da agente comunitária de saúde Jéssica Costa, ambas do Modulo Médico de Família Cantagalo. Esteve presente também ao evento a diretora geral Maria de Fatima Braga e a pedagoga Luciana Pontes.
“A discussão ocorria paralelamente à exibição de cada slide e apresentação dos exemplos do cotidiano, o que contribuiu para elucidar a importância das medidas de prevenção e controle. Todos apontaram o lixo depositado de forma inadequada na comunidade como o grande facilitador da presença de roedores. Ao final discutimos propostas para envolver a comunidade escolar na orientação do descarte correto do lixo. Ficou acordado que a próxima ação será desenvolvida em conjunto com a sanitarista da rede Anelise Moraes”, disse Patrícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.