Na última terça-feira (23/05), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – realizou palestra sobre esporotricose para agentes de controle de zoonoses e agentes de combate às endemias lotados no Serviço de Controle de Vetores (SECOV), também do CCZ. A atividade ocorreu no auditório do Núcleo de Educação Permanente e Pesquisa, da Fundação Municipal de Saúde.
O objetivo foi atualizar informações sobre a zoonose e instruí-los para o emprego do conhecimento nas ações a serem realizadas em suas áreas de atuação.
Conhecida como “a doença do jardineiro”, a esporotricose é uma zoonose que, além dos humanos, atinge os animais silvestres e domésticos, como gato e cachorro. Nos gatos, a forma grave da doença é mais disseminada.
Desenvolvida pelo agente Hugo Costa através de explanação e exibição de slide-show, a palestra abordou os seguintes tópicos: o que é esporotricose, agente causador (fungo), transmissão, como o gato se contamina, como se contrai a doença do gato, prevenção e tratamento.
Conforme conta Hugo, a participação do público na palestra foi nada menos que ativa e interessada, pois o palestrante forneceu uma riqueza de conhecimento e detalhes atualizados sobre a identificação de animais que poderiam ser portadores da doença. Com a sua orientação, os presentes puderam reforçar o entendimento sobre os procedimentos necessários a serem seguidos no caso de identificação de animal suspeito, e a troca de ideias e perguntas só serviu para enriquecer a experiência geral de todos os envolvidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.