segunda-feira, 29 de maio de 2023

CCZ fala sobre saúde ambiental e higiene pessoal na UMEI Maria Luiza da Cunha Sampaio

 


O Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) – por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – realizou ação educativa sobre saúde ambiental e higiene pessoal na Unidade Municipal de Educação Infantil Maria Luiza da Cunha Sampaio, em São Francisco, no dia 18 deste mês.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), Saúde Ambiental são todos aqueles aspectos da saúde humana, incluindo a qualidade de vida, que estão determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos no meio ambiente. 

Nesse contexto das zoonoses, o acúmulo de lixo, por exemplo, propicia o aumento dos números de pragas e vetores urbanos que oferecem risco sanitário a toda a população.

Sendo assim, os alunos receberam informações sobre conceito de lixo, a linguagem dos 4R’s (Reeducar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar), lixo reciclável e lixo não reciclável, como evitar o desperdício da água.  

Além de saúde ambiental, as crianças foram trabalhadas com as temáticas da higiene pessoal, lavagem das mãos e saúde, infestação por piolhos e COVID-19.

A equipe do IEC, representada por Adriana Heizer, Daniele Caviare e Lílian Barcellos, desenvolveu bate-papo interativo com apresentação de slide-show. O objetivo foi sensibilizar os estudantes sobre a importância da coleta seletiva e reciclagem do lixo, bem como da economia da água, para o meio ambiente saudável. A ação teve como propósito também ensinar e estimular hábitos saudáveis de higiene, enfatizando a importância da adoção desses hábitos para prevenir doenças. 

“A atividade foi realmente legal! As crianças estavam muito envolvidas e entusiasmadas durante todo o evento. Foi bacana vê-las discutir e entender a importância de suas ações na proteção do meio ambiente como, por exemplo, a importância de evitar acúmulo de lixo e não jogar lixo no chão. Elas até compartilharam suas próprias ideias sobre como reduzir o desperdício, como reutilizar sacolas e roupas em vez de jogá-las fora. Foi verdadeiramente inspirador testemunhar o seu interesse genuíno em cuidar do nosso planeta e promover uma forma de vida mais sustentável. Além disso, diretoras e professoras foram anfitriãs excepcionais, recebendo-nos de braços abertos e fornecendo-nos tudo o que precisávamos. No geral, foi uma experiência incrível que deixou um impacto positivo em todos os envolvidos”, relatou Daniele.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.