Para falar dos impactos e sensibilizar sobre leishmanioses no Estado do Rio de Janeiro, com especial atenção para o município de Niterói, no dia 17/05 o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), do Centro de Controle de Zoonoses, realizou palestra para os agentes comunitários de saúde do Módulo Médico de Família Sapê.
Além de informar e sensibilizar, a atividade teve como objetivo também instruir os profissionais para o emprego do conhecimento nas ações educativas a serem realizadas na comunidade.
A equipe do IEC, representada por Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, apresentou a biologia dos flebotomíneos, ecologia das leishmanioses, principais vetores e situação das Leishmanioses no Estado do Rio de Janeiro e município de Niterói.
O tema foi amplamente discutido, pois existe um caso suspeito na região, o de um cachorro que dorme com seu tutor. Segundo Patrícia, a Seção de Controle de População Animal do CCZ foi comunicada e está se organizando para fazer uma visita domiciliar, já que o morador não tem rede de apoio.
O público relatou que algumas residências apresentam bastante material orgânico no quintal, favorecendo a presença do flebotomíneo, e que já é feito um trabalho de sensibilização dos moradores quanto ao destino correto do lixo. Disse também que a comunidade conta com a presença de funcionários da Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) em pontos estratégicos, porém o hábito de acumular objetos desnecessários nos quintais ainda é uma prática de alguns moradores.
Na avaliação da equipe do IEC, a discussão foi rica, pois houve o entendimento do perfil da população do bairro. Para encerrar, os palestrantes deixaram como sugestão para os participantes a confecção de um desenho de uma casa retratando a realidade do bairro com as condições ambientais que favorecem a presença de animais sinantrópicos para exposição na sala de espera da unidade de saúde.
O próximo encontro será no dia 28/06/23, quando será abordado o tema Boas Práticas na Manipulação de Alimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.