sexta-feira, 12 de maio de 2023

CCZ realiza ação educativa sobre arboviroses no núcleo Matapaca do Projeto Niterói 60 UP





Na semana passada (03/05), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), realizou ação educativa em saúde para o Projeto Niterói 60 UP, contemplando o núcleo do Matapaca (Capela São Sebastião). 

Este segundo encontro teve como objetivo atualizar informações, discutir e esclarecer os riscos envolvidos na prevenção e tratamento das arboviroses. 

Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira desenvolveram a abordagem interativa tratando de tópicos como arboviroses transmitidas por mosquitos como o Aedes aegypti (Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela), seus sintomas, características do mosquito transmissor, medidas de prevenção primária, e formas de combater possíveis criadouros do mosquito. 

Segundo a equipe, tanto os alunos quanto a professora estavam muito receptivos e interessados nas novas informações. 

Os palestrantes destacaram a importância da remoção de excessos de objetos dos quintais que favorecem a presença de mosquitos devido ao acúmulo de água neles, a lavagem diária dos bebedouros dos animais domésticos e os possíveis sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. 

Os agentes também falaram sobre a importância de uma boa hidratação, repouso e acompanhamento médico até a cura de tais doenças [as arboviroses] e divulgou o Método Wolbachia como uma ferramenta agregadora no combate e controle do mosquito Aedes aegypti. 

O próximo encontro será no dia 15/05/23 com o tema roedores. 


Projeto Niterói 60 UP 

O Projeto Niterói 60UP é um programa de base comunitária destinado a melhorar a qualidade de vida dos idosos residentes na cidade. É uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), para as atividades de ginástica, dança de salão, passeios e o coral Avós do Canto. 
 
De acordo com o secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf), o objetivo principal é promover a qualidade de vida, pela socialização, oferecendo aos idosos atividades físicas, sociais e culturais que promovam o bem-estar, gerando sentimentos positivos – evitando, assim, a depressão – e estimulando a função cognitiva.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.