quarta-feira, 31 de maio de 2023

Projeto Niterói 60 UP do Fonseca recebe orientações do CCZ sobre prevenção aos roedores e suas doenças

 


Na última quinta-feira, 25 de maio, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do seu setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), visitou o polo Fonseca do Projeto Niterói 60 UP como parte de suas ações educativas em saúde. 

O objetivo deste terceiro encontro foi sensibilizar quanto à importância da adoção de medidas preventivas contra os roedores urbanos no ambiente domiciliar e de convívio, evitando doenças relacionadas a estes vetores, especialmente a leptospirose. 

Maria Cristina Crisóstomo e Rosani Loureiro, integrantes do IEC, conduziram um bate-papo interativo, discutindo os seguintes assuntos: espécies de roedores urbanos, problemas causados por esses vetores, a leptospirose e prevenção – enfatizando a importância da eliminação dos 4 A’s (abrigo, acesso, alimento e água) para desencorajar a presença de roedores e outros animais sinantrópicos. 

Segundo Maria Cristina, vários alunos relataram que familiares acumulam muitos objetos, facilitando a presença de roedores. Todos foram orientados a respeito dos métodos de prevenção e da sintomatologia da leptospirose.


Projeto Niterói 60 UP

O Projeto Niterói 60UP é um programa de base comunitária destinado a melhorar a qualidade de vida dos idosos residentes na cidade.  É uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), para as atividades de ginástica, dança de salão, passeios e o coral Avós do Canto. 

De acordo com o secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf), o objetivo principal é promover a qualidade de vida, pela socialização, oferecendo aos idosos atividades físicas, sociais e culturais que promovam o bem-estar, gerando sentimentos positivos – evitando, assim, a depressão – e estimulando a função cognitiva.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.