O setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ), realizou palestra sobre arboviroses e higiene pessoal no Espaço Multiaprendizagem, no bairro Badu, em atendimento ao convite da Viviani Costa, do Módulo Médico de Família.
O objetivo foi ensinar e estimular hábitos saudáveis de higiene entre as crianças, enfatizando a importância da adoção desses hábitos para prevenir doenças. Além disso, visa informar e sensibilizar sobre as doenças causadas por vírus transmitidos pelo Aedes aegypti, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
A ação educativa em saúde, realizada no dia 10 de maio e abordou diversas temáticas como higiene pessoal e ambiental, lavagem das mãos e saúde, infestação por piolhos, COVID-19, arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika, chikungunya e febre amarela) e seus sintomas, características do mosquito transmissor, principais medidas de prevenção, e combate aos possíveis criadouros do vetor.
Os palestrantes, Delcir Vieira e Patrícia Oliveira, apresentaram as informações por meio de bate papo interativo, história contada, exibição de banners ilustrativos e simulação de lavagem das mãos.
As crianças participaram ativamente. A atividade ensinou sobre como cuidar da saúde corporal, formas de prevenção e tratamento das arboviroses, como evitar o acúmulo de água parada, usar repelente e procurar atendimento médico em caso de suspeita. Os agentes esclareceram muitas dúvidas e demonstraram satisfação com a ação desenvolvida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.