Nesta manhã desta quarta-feira, 17 de maio, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do seu setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), visitou o polo Santa Rosa (Praça Vital Brazil) do Projeto Niterói 60 UP como parte de suas ações educativas em saúde.
O objetivo deste terceiro encontro foi sensibilizar os alunos quanto à importância da adoção de medidas preventivas contra os roedores urbanos no ambiente domiciliar e de convívio, evitando doenças relacionadas a estes vetores, especialmente a leptospirose.
Adriana Heizer, Daniele Caviare e Lílian Barcellos, integrantes do IEC, conduziram um bate-papo interativo, discutindo os seguintes assuntos: espécies de roedores urbanos, problemas causados por esses vetores, a leptospirose e prevenção – enfatizando a importância da eliminação dos 4 A’s (abrigo, acesso, alimento e água) para desencorajar a presença de roedores e outros animais sinantrópicos.
Segundo Daniele, a atividade foi ótima e os alunos participaram ativamente, demostrando considerável interesse pelo assunto: “Esse grupo é um dos mais receptivos. Os integrantes reclamaram muito sobre pessoas que jogam lixo no valão próximo e disseram que muitos moradores alimentam pombos jogando milho. Falamos a respeito dessa questão de resto de comidas, que não atrai só pombos, mas roedores. Quando mencionamos as habilidades físicas dos ratos e camundongos, o público achou curioso saber que os ossos desses animais são “moles”, ou seja, flexíveis, facilitando o acesso a vários locais, e que os sentidos deles são apurados, exceto a visão”, contou a palestrante.
A agente ainda ressaltou que a problemática do lixo é sempre recorrente, pois não dá para separar os dois temas: “Lixo é algo muito sério e deve-se ter responsabilidade com a forma como o dispensamos. Resíduos dispensados de forma inadequada atraem não só ratos, mas outros animais. Roedores gostam de qualquer tipo de alimento, independente de estar estragado ou não”.
A atividade contou com a especial participação secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf).
Projeto Niterói 60 UP
O Projeto Niterói 60UP é um programa de base comunitária destinado a melhorar a qualidade de vida dos idosos residentes na cidade. É uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), para as atividades de ginástica, dança de salão, passeios e o coral Avós do Canto.
De acordo com o secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf), o objetivo principal é promover a qualidade de vida, pela socialização, oferecendo aos idosos atividades físicas, sociais e culturais que promovam o bem-estar, gerando sentimentos positivos – evitando, assim, a depressão – e estimulando a função cognitiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.