O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do seu setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), realizou uma visita educativa ao polo Santa Rosa (Largo do Marrão) do Projeto Niterói 60 UP nesta quarta-feira (12/07).
O objetivo deste quinto encontro foi sensibilizar sobre a importância da adoção de medidas que evitem a oferta de alimento e o acesso a locais que possam se tornar abrigo dos pombos e favorecer a reprodução dessa ave – especialmente no ambiente domiciliar e de convívio.
As palestrantes Adriana Heizer, Daniele Caviare e Leila Neves conduziram um bate-papo interativo, discutindo os seguintes assuntos: biologia dos pombos, os fatores que favorecem sua presença, os cuidados para manejá-lo, quais as principais doenças causadas e como deve ser feito o controle efetivo desses animais.
“A atividade foi interessante, todos prestaram muita atenção. Fomos super bem recebidos. Precisamos desconstruir essa questão de que o pombo é símbolo da paz e, por isso, precisa ser alimentado. O pombo procura seu próprio alimento. Orientamos sobre o uso de móbile feito com cd’s antigos para afastar pombos e também da proteção dos olhos e vias aéreas para evitar a inalação de poeira de fezes secas dessas aves quando for limpar um local. Alguns alunos reclamaram de um senhor que todos os dias joga milho para os pombos próximo ao posto policial. Falamos também que não se pode usar venenos para matar pombos porque isso é considerado crime ambiental. A interação foi ótima, o público gostou bastante e foi surpreendentemente participativo”, relatou Daniele.
Projeto Niterói 60 UP
O Projeto Niterói 60UP é um programa de base comunitária destinado a melhorar a qualidade de vida dos idosos residentes na cidade. É uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), para as atividades de ginástica, dança de salão, passeios e o coral Avós do Canto.
De acordo com o secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf), o objetivo principal é promover a qualidade de vida, pela socialização, oferecendo aos idosos atividades físicas, sociais e culturais que promovam o bem-estar, gerando sentimentos positivos – evitando, assim, a depressão – e estimulando a função cognitiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.