sexta-feira, 7 de julho de 2023

Roedores é tema de palestra para agentes comunitários de saúde do MMF Badu

 

 

Nesta quinta-feira (06/07), o Centro de Controle de Zoonoses, através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), realizou palestra sobre roedores para os agentes comunitários de saúde do Módulo Médico de Família do Badu. 

O objetivo foi sensibilizar sobre a importância da adoção de medidas preventivas contra os roedores urbanos no ambiente de trabalho e domiciliar, evitando doenças relacionadas a esses vetores, especialmente a leptospirose.  Além de informar, a atividade visou também instruir os profissionais para o emprego do conhecimento nas ações educativas a serem realizadas na comunidade.

Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira abordaram os seguintes tópicos:  espécies de roedores urbanos, problemas causados por esses vetores, a leptospirose e prevenção – enfatizando a importância da eliminação dos 4 A’s (abrigo, acesso, alimento e água) para desencorajar a presença de roedores e outros animais sinantrópicos. 

“O tema foi bastante discutido, trocamos muitas experiências de como é possível eliminar os 4 A’s das residências, informando ao morador de maneira clara e objetiva e adequando à realidade assistida. Ao final, todos falaram que os métodos de prevenção são eficazes para evitar a presença dos roedores. Houve relatos de que o descarte correto do lixo possibilita um ambiente organizado e saudável, promovendo, assim, saúde para essa casa e todos que ali residem”, contou Patrícia. 

A equipe do IEC foi informada pela enfermeira Jessica Martins, responsável técnica, de que os profissionais do módulo darão continuidade à atividade sobre saúde iniciada na Escola Municipal Vera Lúcia Machado. A primeira reunião com a pedagoga Claudia Caetano já aconteceu.

A próxima palestra será no dia 16/08 sobre o tema caracol africano.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.