O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do seu setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), realizou uma visita educativa ao polo Largo da Batalha do Projeto Niterói 60 UP na última segunda-feira (10/07).
O objetivo deste quinto encontro foi sensibilizar sobre a importância da adoção de medidas que evitem a oferta de alimento e o acesso a locais que possam se tornar abrigo dos pombos e favorecer a reprodução dessa ave – especialmente no ambiente domiciliar e de convívio.
A palestrante Patrícia de Oliveira conduziu um bate-papo interativo, discutindo os seguintes assuntos: biologia dos pombos, os fatores que favorecem sua presença, os cuidados para manejá-lo, quais as principais doenças causadas e como deve ser feito o controle efetivo desses animais.
“A atividade foi muito bem recebida pelos alunos, vários relataram que desconheciam a gravidade de conviver com pombos. Orientamos sobre os hábitos e as possíveis doenças que essa ave pode transmitir e principalmente a forma correta de limpar as fezes usando proteção individual para se prevenir de zoonoses como criptococose, salmonelose, ornitose, entre outras. Reforçamos os cuidados que devemos adotar no quintal com a limpeza e a organização para evitar a presença dessas aves. Foi notório o interesse dos alunos e professora sobre o assunto. Ao final, fui abordada por uma aluna para esclarecimento a respeito de métodos de prevenção para uma situação específica de um condomínio”, contou Patrícia.
Projeto Niterói 60 UP
O Projeto Niterói 60UP é um programa de base comunitária destinado a melhorar a qualidade de vida dos idosos residentes na cidade. É uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), para as atividades de ginástica, dança de salão, passeios e o coral Avós do Canto.
De acordo com o secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf), o objetivo principal é promover a qualidade de vida, pela socialização, oferecendo aos idosos atividades físicas, sociais e culturais que promovam o bem-estar, gerando sentimentos positivos – evitando, assim, a depressão – e estimulando a função cognitiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.