Nesta quarta-feira, 12 de julho, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do seu setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), visitou o polo Maria Paula do Projeto Niterói 60 UP como parte de suas ações educativas em saúde.
O objetivo deste quarto encontro foi orientar os participantes sobre os perigos à saúde e as formas de combate e controle do caracol gigante africano (Achatina fulica), buscando desenvolver o espírito de cidadania sobre a importância da contribuição de todos para eliminar o molusco.
A agente Patrícia de Oliveira desenvolveu bate-papo interativo, discutindo os seguintes assuntos: origem e ciclo de vida do caracol gigante africano, principais características, praga agrícola, Achatina fulica e Saúde Pública, prevenção e como controlar a praga.
“Iniciei a abordagem despertando interesse no grupo em refletir qual é a definição de saúde, bio, psico e social e tudo que envolve esses fatores. Destaquei a importância dos cuidados com o ambiente, especialmente o quintal, lugar preferido desses animais sinantrópicos, em questão o caracol, roedores e vetores que juntos ou individualmente podem transmitir sérias doenças para o homem. Orientei onde encontrar esses moluscos e o que fazer para combatê-los. Ao final, fui procurada por uma aluna pra saber qual a melhor estratégia de combate, o sal ou incineração. Recomendamos a incineração, mas alertamos para a questão da segurança individual do adulto”, contou a palestrante.
Projeto Niterói 60 UP
O Projeto Niterói 60UP é um programa de base comunitária destinado a melhorar a qualidade de vida dos idosos residentes na cidade. É uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), para as atividades de ginástica, dança de salão, passeios e o coral Avós do Canto.
De acordo com o secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf), o objetivo principal é promover a qualidade de vida, pela socialização, oferecendo aos idosos atividades físicas, sociais e culturais que promovam o bem-estar, gerando sentimentos positivos – evitando, assim, a depressão – e estimulando a função cognitiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.