Nesta terça-feira (11/07), agentes comunitários de saúde do Médico de Família do Cantagalo participaram de palestra sobre tutoria responsável promovida pela equipe de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
A ação educativa em saúde teve como objetivo informar acerca das responsabilidades e cuidados com cães e gatos para que se evite o sofrimento dos mesmos e a transmissão de doenças para outros animais e para a população humana.
Ministrada pelos agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, por meio de bate-papo interativo e apresentação de slide-show, a iniciativa abordou questões como: cuidados com cães e gatos; alimentação, higiene e espaço dos animais; condução e recolhimento de fezes em vias públicas; abandono; a doença raiva; saúde e vacinação.
“Iniciamos o debate definindo a diferença entre ser dono ou tutor de pets. Em seguida falamos sobre as responsabilidades que o tutor deve praticar com seu animal de estimação. Reforçamos sobre os cuidados que devemos adotar, entre eles a guarda responsável, castração e atenção especial para a vacinação, evitando assim que os animais domésticos adoeçam e sejam passíveis de transmitir zoonoses. Algumas dúvidas foram sanadas: quanto à divulgação da campanha de vacinação antirrábica animal e endereços de locais de castração. Aproveitamos e abordamos sobre o protocolo a ser usado em caso de animais suspeitos de gripe aviária e informamos o telefone do CISP [Centro Integrado de Segurança Pública]”, contou Patrícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.