Na última semana (28/06), o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – realizou a palestra Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para agentes comunitários de saúde do Módulo Médico de Família do Sapê.
O propósito foi informar a respeito dos procedimentos adequados à manipulação de alimento que beneficiam a qualidade dos produtos e a saúde do consumidor.
Ministrada por Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, a ação educativa em saúde desenvolveu-se por meio de bate papo interativo e exibição de slide-show. Principais tópicos discutidos: conhecendo os erros na cozinha; como implantar as boas práticas; meios de contaminação; alimentos de maior risco; contaminação cruzada; sintomas das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs); higienização; além de algumas orientações sobre tempo e temperatura dos alimentos.
“Foi um tema bastante explorado pelos agentes, que gostaram de aprender como os micro-organismos se multiplicam nos alimentos não higienizados e fora da refrigeração. A orientação sobre limpeza e organização do ambiente também despertou interesse no grupo, que é formado por mulheres responsáveis pela administração do lar e, segundo elas, essas recomendações serão fonte de observação nas residências dos usuários”, disse Patrícia.
Durante a palestra, o módulo recebeu a visita de Fernanda Bastos (FeSaude), que solicitou atividade com os ACS’s dos seguintes módulos: Atalaia, Ititoca e Grota I e II.
Segundo a equipe do IEC, a atualização dos agentes está sendo muito bem aceita pelos gestores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.