Nesta terça-feira, 11 de julho, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do seu setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), visitou o polo Engenhoca do Projeto Niterói 60 UP como parte de suas ações educativas em saúde.
A atividade teve como objetivo sensibilizar os participantes sobre a prevenção em relação aos roedores urbanos, evitando, assim, a leptospirose e outras doenças transmitidas por esses animais.
Os palestrantes Marcelo Lins, Maria Cristina Crisóstomo e Rosani Loureiro conduziram um bate-papo interativo, discutindo os seguintes assuntos: as espécies de roedores urbanos que existem na cidade, os problemas que eles causam à saúde e ao meio ambiente, a leptospirose e suas formas de contágio e prevenção. Eles também enfatizaram a importância de eliminar os 4 A’s (abrigo, acesso, alimento e água) que favorecem a presença de roedores e outros animais sinantrópicos nos locais onde as pessoas vivem e convivem.
Segundo Maria Cristina, a equipe foi muito bem recebida pelos professores e alunos. Os participantes foram atenciosos e demonstraram interesse no tema. A única dúvida deles foi onde comprar raticidas.
Projeto Niterói 60 UP
O Projeto Niterói 60UP é um programa de base comunitária destinado a melhorar a qualidade de vida dos idosos residentes na cidade. É uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), para as atividades de ginástica, dança de salão, passeios e o coral Avós do Canto.
De acordo com o secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf), o objetivo principal é promover a qualidade de vida, pela socialização, oferecendo aos idosos atividades físicas, sociais e culturais que promovam o bem-estar, gerando sentimentos positivos – evitando, assim, a depressão – e estimulando a função cognitiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.