O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do seu setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), realizou uma visita educativa ao polo Santa Rosa (Vital Brazil) do Projeto Niterói 60 UP na última quarta-feira (05/07).
O objetivo deste quinto encontro foi sensibilizar sobre a importância da adoção de medidas que evitem a oferta de alimento e o acesso a locais que possam se tornar abrigo dos pombos e favorecer a reprodução dessa ave – especialmente no ambiente domiciliar e de convívio.
As palestrantes Adriana Heizer, Daniele Caviare e Leila Neves conduziram um bate-papo interativo, discutindo os seguintes assuntos: biologia dos pombos, os fatores que favorecem sua presença, os cuidados para manejá-lo, quais as principais doenças causadas e como deve ser feito o controle efetivo desses animais.
“A ação foi na muito legal, como sempre. A questão do pombo levanta reclamações na área porque tem um senhor [provavelmente morador] que põe comida para essas aves e causa muita chateação aos participantes do projeto. Alguns perguntaram se o uso de contraceptivos para pombos é indicado, então respondemos que esse tipo de intervenção não é aconselhável do ponto de vista ambiental, tendo em vista que outras aves podem comer a ração, havendo possibilidade de ocorrer alguma alteração na cadeia alimentar. Fora isso, a maior dúvida foi como limpar as fezes de pombo, aí recomendamos o uso de proteção na face, uma máscara úmida, e fazer a higienização com água, umedecendo as fezes para não as inalar secas, com risco de contrair criptococose. Perguntaram também se o pombo transmite toxoplasmose”, relatou Daniele.
Projeto Niterói 60 UP
O Projeto Niterói 60UP é um programa de base comunitária destinado a melhorar a qualidade de vida dos idosos residentes na cidade. É uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), para as atividades de ginástica, dança de salão, passeios e o coral Avós do Canto.
De acordo com o secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf), o objetivo principal é promover a qualidade de vida, pela socialização, oferecendo aos idosos atividades físicas, sociais e culturais que promovam o bem-estar, gerando sentimentos positivos – evitando, assim, a depressão – e estimulando a função cognitiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.