Na segunda-feira, 23 de outubro, agentes comunitários de saúde do programa Médico de Família de Maceió assistiram a uma palestra sobre tutoria responsável. A atividade foi organizada pela equipe de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
O objetivo principal desta iniciativa de educação em saúde foi esclarecer os participantes sobre as suas responsabilidades e os cuidados adequados para cães e gatos para que se evite o sofrimento dos mesmos e a transmissão de doenças para outros animais e para a população humana. Para mais, instruir os profissionais para o emprego do conhecimento nas ações educativas a serem realizadas na comunidade.
A equipe do IEC, composta por Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, realizou um bate-papo interativo com apresentação de slides. Eles cobriram uma série de tópicos essenciais, incluindo o bem-estar de cães e gatos, nutrição animal, higiene e espaços de convivência adequados. Além disso, discutiram o descarte adequado de dejetos de animais de estimação em áreas públicas, a questão do abandono, a ameaça da raiva e a importância da vacinação e esterilização dos animais, e enfatizaram a importância de seguir o protocolo adequado em caso de acidentes envolvendo animais domésticos e silvestres.
Os agentes comunitários de saúde demonstraram grande interesse pelo assunto, pois as microáreas que atendem abrigam um número significativo de animais de estimação comunitários. Embora os moradores forneçam comida e água para esses animais, ninguém se responsabiliza pela vacinação ou cuidados veterinários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.