Na última quinta-feira, dia 19 de outubro, o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói teve a oportunidade de participar de um debate no Cine Arte UFF, em Icaraí. O evento girou em torno do filme "POMBO-DOMÉSTICO: HERÓI OU VILÃO?", um trabalho audiovisual produzido pelo projeto de extensão do Laboratório Fauna Brasil da Universidade Federal Fluminense (UFF). O curta-metragem aborda as relações humanas com os pombos-domésticos de uma perspectiva transdisciplinar, histórica e atual, com ênfase na Saúde Única e no equilíbrio dinâmico dos ecossistemas.
Fabio Villas Boas Borges, médico veterinário e diretor do CCZ de Niterói, e o Dr. Fernando Batista Moutinho, médico veterinário do CCZ de Niterói e professor do Departamento de Saúde Coletiva Veterinária e Saúde Pública da UFF compartilharam suas perspectivas e experiências durante a mesa redonda.
Outros debatedores de destaque também estiveram presentes: o Prof. Dr. Carlos Alexandre Rey Matias, Professor Associado do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública do Instituto de Veterinária da UFRRJ, a Prof. Dra. Rita Leal Paixão, Professora Titular do Departamento de Fisiologia e Farmacologia do Instituto Biomédico e do Programa de Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS - UFF), e o Prof. Dr. Sávio Freire Bruno, Professor Titular do Departamento de Patologia e Clínica Veterinária da Faculdade de Veterinária da UFF e coordenador do evento.
Foi uma oportunidade única de aprofundar o entendimento sobre as interações entre seres humanos e pombos-domésticos, e como podemos equilibrar essa convivência de forma saudável e harmoniosa. O curta-metragem proporcionou uma reflexão profunda sobre o tema, abordando aspectos históricos e atuais, bem como a importância da Saúde Única e do equilíbrio dos ecossistemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.