Em 19 de setembro, o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ), através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), realizou palestra sobre morcegos na AFAC - ASSOCIAÇÃO FLUMINENSE DE AMPARO AOS CEGOS, bairro São Lourenço.
O objetivo foi sensibilizar os funcionários sobre a importância dos morcegos para o meio ambiente e para a saúde pública, desmistificando a imagem negativa que muitas pessoas têm desses animais, mostrando que eles desempenham um papel fundamental na manutenção dos ecossistemas.
Hugo Costa e Fernanda Azevedo desenvolveram a atividade por meio de bate-papo interativo e apresentação de slide-show e vídeos, abordando os seguintes conteúdos: O que são morcegos? Características dos morcegos; comportamento e ecologia; importância dos morcegos (polinização de plantas, controle de insetos, fertilizantes naturais); mitos e verdades sobre os morcegos (Morcegos são perigosos? Morcegos são portadores de doenças? Como conviver com morcegos?)
Segundo Hugo, os funcionários da AFAC têm uma casuística relacionada ao mamífero, pois existem muitas árvores frutíferas no entorno do local de trabalho, incluindo a sapoti, preferida dos morcegos. Os animais dão muitas rasantes, se movimentam muito durante a noite e as pessoas ficam com medo. “A intenção foi sensibilizar, foi explicar como são os morcegos, como eles vivem, quem são esses animais, para não assustar tanto, desmistificar algumas coisas dos morcegos, algumas informações que as pessoas têm que não são verídicas. E foi muito bom, muito interessante, uma troca maravilhosa”.
Os participantes fizeram muitas perguntas a respeito da raiva, da transmissão da doença, o que fazer com o morcego se ele estiver caído no chão. O palestrante explicou como funciona o fluxo do CCZ relativo a morcegos caídos no chão ou mortos, orientou a entrarem em contato com o CCZ caso necessário e a procurarem uma unidade de saúde se forem mordidos por morcegos. Surgiram algumas dúvidas sobre outros animais sinantrópicos, como pombos, roedores e baratas, que foram prontamente esclarecidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.