O setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), do Centro de Controle de Zoonoses, realizou palestra sobre pombos urbanos para os agentes comunitários de saúde do Módulo Médico de Família do Sapê.
A ação educativa em saúde ocorreu no dia 30 de agosto e teve o objetivo de sensibilizar sobre a importância da adoção de medidas que evitem a oferta de alimento e o acesso a locais que possam se tornar abrigo dos pombos e favorecer a reprodução dessa ave – especialmente no ambiente domiciliar e de convívio.
A equipe do IEC, representada por Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, apresentou como pauta os tópicos: biologia dos pombos, os fatores que favorecem sua presença, os cuidados para manejá-lo, quais as principais doenças causadas e como deve ser feito o controle efetivo desses animais.
“A palestra foi bastante explorada pelos presentes, muitas doenças transmitidas por essa ave eram até então desconhecidas por eles. Segundo os agentes, o lixo descartado nas vias públicas é uma questão recorrente no bairro, facilitando assim a presença de roedores e pombos. Aprofundamos sobre os métodos de prevenção, especialmente estimulamos que a orientação da limpeza correta das fezes dessas aves seja divulgada para todos os usuários para evitar, assim, possível contaminação através de fungos, vírus e bactérias”, falou Patrícia
O próximo encontro será dia 04/10 e tratará do tema Caracol Gigante Africano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.