Com o intuito de informar, discutir e esclarecer acerca das arboviroses, seus riscos, prevenção e tratamento, o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ), por meio do seu setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), realizou uma palestra no Módulo Médico de Família do Morro do Céu, no bairro Caramujo, na última semana, dia 19 de março.
O IEC, representado por Marcelo Lins e Rodolfo Teixeira, conduziu um bate-papo interativo com apresentação de slides, abordando a seguinte pauta: as arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti (dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana), seus sintomas, principais medidas preventivas e combate aos possíveis criadouros do vetor.
Segundo Marcelo, a atividade com os agentes comunitários de saúde foi muito boa e esclareceu várias dúvidas em relação à vacina, ao ciclo evolutivo do mosquito Aedes aegypti, aos sorotipos da Dengue, os larvicidas utilizados no município, e o Método Wolbachia e os mosquitos do bem. Na análise do palestrante, o que mais despertou o interesse do público foi o Método Wolbachia. Boa parte perguntou muito sobre a soltura dos mosquitos com a bactéria e como é o acompanhamento. Os participantes queriam saber também se a população de mosquitos com a Wolbachia continua sendo solta na cidade. Já o palestrante Rodolfo relatou que o questionamento mais recorrente era relacionado à vacina contra a dengue, especialmente sobre a disponibilidade no município.
Wolbachia
Outra estratégia do Município para enfrentar a doença é o método Wolbachia, uma parceria com a Fiocruz e a WMP Brasil. A Wolbachia é um microrganismo presente em cerca de 60% dos insetos na natureza, mas ausente no Aedes aegypti. Uma vez inserida artificialmente em ovos de Aedes aegypti, a capacidade de o mosquito transmitir os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela fica reduzida.
Com a liberação de mosquitos com a Wolbachia, a tendência é que esses mosquitos predominem nos locais e diminua o número de casos associados a essas doenças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.