No dia 2 de abril, o CIEP 450 Emiliano Di Cavalcanti, no bairro Badu, em Niterói, recebeu o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para uma palestra sobre arboviroses, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A ação, que marca o início do Projeto Ligados em Saúde na unidade de ensino, é uma parceria entre o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) do CCZ e a professora de Ciências Rogéria Herminda.
A ação educativa em saúde tem como objetivo principal sensibilizar os alunos do 9º ano do ensino fundamental sobre os perigos e cuidados com o mosquito Aedes aegypti. As três turmas que participam da iniciativa se tornarão multiplicadores do conhecimento, levando a mensagem de prevenção para os demais alunos da escola.
Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, palestrantes do IEC, conduziram a atividade de forma dinâmica e interativa, utilizando recursos como bate-papo, slide-show e distribuição de material informativo. A pauta abordou os seguintes temas:
• Arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti: Dengue, zika, chikungunya e febre amarela e seus sintomas.
• Características do mosquito transmissor: Detalhes sobre o Aedes aegypti e seu ciclo de vida.
• Prevenção e combate ao mosquito: Medidas para evitar a proliferação do vetor e eliminar criadouros.
Inicialmente, os alunos demonstraram certo receio em relação ao tema, mas logo se envolveram na palestra, compartilhando suas experiências com o mosquito Aedes aegypti e relatando casos de dengue em suas famílias. Ao final da atividade, a equipe do IEC sugeriu que todos observassem os ambientes domésticos para eliminar possíveis focos do mosquito e registrassem com fotografias as mudanças realizadas em suas casas.
A diretora do CIEP, Carmen Mello, e a coordenadora pedagógica Nathalia Caride demonstraram grande apoio ao trabalho do IEC, proporcionando um ambiente estruturado e acolhedor para a realização da palestra.
O próximo encontro do Projeto Ligados em Saúde acontecerá no dia 25 de abril, com as turmas 902 e 903. A iniciativa promete ampliar a conscientização dos alunos sobre a importância da prevenção das arboviroses e fortalecer a luta contra o mosquito Aedes aegypti na comunidade escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.