Tendo o objetivo de alertar os alunos acerca dos perigos à saúde causados pelas arboviroses (dengue, zika e chikungunya), estimulando atitudes preventivas e a multiplicação das informações na família, o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) realizou palestras para turmas do ensino fundamental da Escola Municipal Paulo Freire, no Fonseca, nos dias 8 e 9 de abril.
A atividade foi realizada pelos agentes Marcelo Lins, Maria Cristina Crisóstomo, Rodolfo Teixeira e Rosani Loureiro, que utilizaram a metodologia do bate-papo interativo com apresentação de slide-show, exibição de vídeo e distribuição material informativo (panfletos e revistinhas educativas).
O conteúdo programático contemplou os seguintes temas: arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e seus sintomas, características do mosquito transmissor (o Aedes aegypti), principais medidas de prevenção e combate aos possíveis criadouros do vetor.
Após a exibição do vídeo O Mundo Micro e Macro do Aedes aegypti, da Fiocruz, a equipe abriu os debates. Os alunos participaram ativamente com perguntas e relatos de fatos ocorridos no cotidiano.
Ao estimular o engajamento dos estudantes e incentivar a multiplicação desses conhecimentos no âmbito familiar, o CCZ reforça a importância da educação como ferramenta fundamental no combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.