No dia 11 de abril o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ), realizou ação educativa sobre arboviroses na Escola Madre Ângela – unidade de ensino filantrópica mantida por obras sociais e culturais felicianas –, no bairro Badu.
A ação educativa em saúde se deu em atendimento ao convite da diretora Emilia Gomes dos Santos e teve o objetivo de estimular nos alunos a sensibilização sobre os perigos e cuidados com o mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão das arboviroses dengue, chikungunya, zika e febre amarela.
Desenvolvida pela agente Patrícia de Oliveira, a contação de história se propôs a despertar nas crianças a imaginação, as emoções, o interesse e as expectativas em relação ao assunto proposto (arboviroses) de maneira lúdica e divertida. A metodologia de ensino também teve a intenção de motivar os pequenos a se tornarem incentivadores dos hábitos de prevenção em suas casas.
Todos, alunos e professores, participaram ativamente. Na dinâmica proposta, os alunos simularam uma busca ativa por focos do Aedes aegypti no espaço, eliminaram corretamente os objetos, descartando o lixo na lixeira e higienizando os bebedouros dos animais domésticos. Na sequência, confeccionaram cartazes para exibição na escola e apresentação aos responsáveis.
Ao final, a diretora Emília solicitou uma palestra sobre higiene pessoal e pediculose para os alunos no dia 13 de junho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.