Alunos da Escola Municipal de Sítio do Ipê, em Maria Paula, participaram de atividade de contação de história sobre o tema Arboviroses promovido pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do seu setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), no dia 26 de março.
A ação educativa em saúde se deu em atendimento ao convite da diretora adjunta Ana Cristina de Souza Santos e teve o objetivo de estimular nos alunos a sensibilização sobre os perigos e cuidados com o mosquito Aedes aegypti, vetor responsável pela transmissão das arboviroses dengue, chikungunya, zika e febre amarela.
Desenvolvida pelos agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, a contação de história se propôs a despertar nas crianças a imaginação, as emoções, o interesse e as expectativas em relação ao assunto proposto (arboviroses) de maneira lúdica e divertida. A metodologia de ensino também teve a intenção de motivar os pequenos a se tornarem incentivadores dos hábitos de prevenção em suas casas.
“Com o propósito de formar agentes multiplicadores do saber, inserimos o cotidiano das crianças no conteúdo da história para gerar um sentimento de pertencimento e estimular a transformação do ambiente doméstico livre de criadouros do Aedes aegypti. A participação ativa da professora Sandra Alves foi fundamental para o sucesso da atividade; ela organizou as turmas e encaminhou para a sala de informática, otimizando e controlando as dispersões de alguns alunos”, contou Patrícia.
O IEC foi convidado a participar da reunião de pais e/ou responsáveis no sábado, dia 13/04, para abordar os assuntos arboviroses e higiene pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.