sexta-feira, 19 de abril de 2024

Alunos do Colégio Asaph aprendem sobre arboviroses em ação aducativa do CCZ!


No dia 1º de abril, os alunos do Colégio Asaph, no bairro Badu, embarcaram em uma jornada de aprendizado sobre arboviroses, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, durante uma ação educativa promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A iniciativa, que atendeu à solicitação da professora Michele Casemiro, contou com a participação do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) do CCZ e teve como objetivo sensibilizar os estudantes sobre os perigos e cuidados com o mosquito.

Para os alunos do 1º ao 3º anos do ensino fundamental, a agente Patrícia de Oliveira transformou a sala de aula em um palco de imaginação e conhecimento através da contação da história do casal de mosquitos Ed e Gigi (Aedes aegypti). Através de uma narrativa envolvente e divertida, as crianças foram transportadas para o universo dos mosquitos, aprendendo sobre seus hábitos, ciclo de vida e, principalmente, os riscos que representam à saúde humana.

Já os alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental participaram de uma palestra ministrada pelo agente Delcir Vieira, que, com a ajuda de um slide-show informativo, apresentou a definição de arboviroses, os métodos de controle e combate ao mosquito transmissor e as medidas a serem tomadas aos primeiros sintomas da dengue. A palestra, além de transmitir conhecimento, teve como objetivo estimular a reflexão crítica e a participação ativa dos alunos na prevenção das doenças.

Ambas as metodologias de ensino, tanto a contação de histórias quanto a palestra, tiveram como foco principal motivar as crianças a se tornarem agentes de mudança em suas casas, incentivando a adoção de hábitos de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. 

Ao final da ação, os alunos demonstraram compreensão da mensagem transmitida, reconhecendo a importância de manter ambientes limpos e livres de criadouros do mosquito. Muitos relataram os hábitos que já adotam em casa para prevenir a proliferação do vetor, e confessaram que, através da história de Ed e Gigi e da palestra informativa, aprenderam corretamente como eliminar focos do Aedes, principalmente através da higienização diária de bebedouros de animais domésticos e da eliminação de qualquer objeto que acumule água parada.

A ação educativa do CCZ no Colégio Asaph foi bem avaliada, tanto pelos alunos quanto pela equipe escolar. Segundo a palestrante Patrícia, os professores aprovaram o trabalho e sugeriram aos alunos a construção de cartazes informativos para exibição na escola, reforçando o aprendizado e disseminando a mensagem de prevenção para toda a comunidade escolar.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.