No dia 03 de abril, a Escola Aldeia Curumim, no bairro Pendotiba, Niterói, recebeu a profissional do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para uma ação educativa sobre arboviroses, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A iniciativa, que atendeu à solicitação da vice-diretora Luciana Gonçalves, integrou o cronograma da escola em referência ao Dia Mundial da Saúde (07/04).
Para os alunos do 3º ano do ensino fundamental, a agente Patrícia de Oliveira transformou a sala de aula em um palco de conhecimento e imaginação, utilizando a contação da história do casal de mosquitos Ed e Gigi (Aedes aegypti). Através de uma narrativa envolvente e divertida, as crianças foram transportadas para o universo dos mosquitos, aprendendo sobre seus hábitos, ciclo de vida e, principalmente, os riscos que representam à saúde humana.
Já os estudantes do 4º ano participaram de uma palestra interativa, com exibição de slide-show, onde a palestrante apresentou a definição de arboviroses, os métodos de controle e combate ao mosquito transmissor e as medidas a serem tomadas aos primeiros sintomas da dengue. A palestra, além de transmitir conhecimento, teve como objetivo estimular a reflexão crítica e a participação ativa dos alunos na prevenção das doenças.
Ambas as metodologias de ensino, tanto a contação de histórias quanto a palestra, tiveram como foco principal motivar as crianças a se tornarem agentes de mudança em suas casas, incentivando a adoção de hábitos de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. O público participou com bastante entusiasmo e esclareceu diversas dúvidas sobre a biologia e o comportamento do mosquito transmissor.
“Fiquei encantada com a organização do evento, a receptividade de todos os funcionários e o apoio efetivo dos professores no decorrer das palestras. Ao final, recebi um lindo buquê de flores de girassol como agradecimento da escola pela parceria com o CCZ/IEC”, disse Patrícia.
A iniciativa da Escola Aldeia Curumim em parceria com o CCZ demonstra o compromisso com a saúde da comunidade e a importância da educação como ferramenta para prevenir doenças e promover o bem-estar social. A luta contra o mosquito Aedes aegypti exige a união de todos, e ações como essa contribuem para a construção de uma sociedade mais saudável e consciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.