Com o objetivo de capacitar os agentes de controle de zoonoses e de combate às endemias do Serviço de Controle de Vetores (SECOV), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promoveu nesta terça e quinta-feira (13 e 15/06) palestra sobre esporotricose, uma zoonose que afeta humanos e animais, especialmente os gatos.
A atividade foi realizada no auditório do Núcleo de Educação Permanente e Pesquisa, da Fundação Municipal de Saúde, e coordenada pelo setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) do CCZ.
A palestra foi ministrada pelo agente Hugo Costa, que usou slides e explicações para abordar os seguintes assuntos: o que é esporotricose, qual é o agente causador (um fungo), como ocorre a transmissão, como os gatos se contaminam, como as pessoas podem se infectar pelos gatos, quais são as formas de prevenção e tratamento da doença.
A esporotricose é conhecida como “a doença do jardineiro”, pois pode ser transmitida pelo contato com plantas ou terra contaminadas pelo fungo.
O recolhimento de animais suspeitos da doença e o serviço de vigilância da esporotricose oferecido pelo CCZ à população despertaram o interesse e a participação ativa dos presentes, que fizeram muitas perguntas sobre o assunto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.