segunda-feira, 5 de junho de 2023

Niterói capacita servidores sobre a Influenza Aviária

 


Na tarde desta sexta-feira (02/06), profissionais da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói e Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói (SMARHS) participaram de capacitação sobre Influenza Aviária H5N1 de Alta Patogenicidade promovida pelo Centro de Controle de Zoonoses de Niterói no auditório do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense (UFF), campus Valonguinho.

Ministrada pelo médico veterinário, professor e doutor Flávio Moutinho (CCZ/UFF), o evento abordou os seguintes tópicos: definição da doença; epidemiologia no mundo, América do Sul e Brasil; principais aves com potencial de transmissão; monitoramento epidemiológico no Estado do Rio de Janeiro; casos humanos no mundo; agente etiológico do vírus; reservatórios na natureza; modo de transmissão; risco de pandemia; período de incubação; sinais da doença nas aves selvagens; diagnóstico e manejo de aves suspeitas; vigilância epidemiológica; prevenção e controle; educação em saúde; fluxo de informações e ações em Niterói.

A iniciativa teve como objetivo tratar da atual situação de alerta contra a influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, e as medidas de prevenção e atuação diante da doença, que já registra casos em aves no Brasil.

O público participou ativamente, demonstrando considerável interesse, evidenciado nas expressões de atenção ao exposto pelo palestrante, nos questionamentos e nos posicionamentos em relação ao tema.  As principais dúvidas e perguntas apresentados foram sobre o risco de contaminação em humanos, possível contaminação em praias, possibilidade de humanos contaminados com a doença serem assintomáticos e contaminação de pombos urbanos.  

O palestrante destacou a importância das ações educativas para evitar alarmismos: “A Educação em Saúde precisa qualificar a informação para evitar ‘pandemônios’ e que a população deixe de consumir ovos e frangos por conta de fake news [notícias falsas]”.  

No que concerne aos procedimentos em caso de aves suspeitas, Flávio enfatizou:  “Em caso de encontrar aves suspeitas mortas, entrar em contato com o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) através da central 153 ou telefone (21) 98450-0153.  A responsabilidade de recolhimento das aves suspeitas é da Secretaria Estadual de Saúde, em função dos equipamentos de proteção individual (EPI)”.  

Também participaram do evento o chefe do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói, Fábio Vilas Bôas, e Ana Lúcia Eppinghaus, chefe da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covig).


Influenza Aviária H5N1

A Influenza Aviária H5N1 é uma doença viral que afeta principalmente aves domésticas e silvestres, causando alta mortalidade e sintomas respiratórios e digestivos. Em casos raros, o vírus pode infectar humanos que tiveram contato próximo com aves doentes ou ambientes contaminados. A infecção humana pelo H5N1 é grave e pode levar a complicações como pneumonia, insuficiência respiratória e morte. O tratamento é feito com antivirais e cuidados de suporte. A prevenção envolve medidas de biossegurança, vigilância sanitária e vacinação das aves. 

O Brasil confirmou os primeiros casos de infecção pelo H5N1 em aves silvestres no litoral do Espírito Santo em maio de 2023. O Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de alerta e intensificou as ações de monitoramento e controle da doença. Não há registro de casos humanos no país até o momento.













Fontes do texto sobre Influenza Aviária H5N1:

Infecção pelo vírus da influenza aviária A (H5N1) - Sintomas .... https://bestpractice.bmj.com/topics/pt-br/455 Acessado 03/06/2023.

Gripe aviária: por que o vírus influenza H5N1 preocupa cientistas e .... https://www.bbc.com/portuguese/articles/c28jn1n40r2o Acessado 03/06/2023.

Reforçadas as medidas de prevenção contra a influenza aviária. https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2022/dezembro/reforcadas-as-medidas-de-prevencao-contra-a-influenza-aviaria Acessado 03/06/2023.

RJ registra mais dois casos de Influenza Aviária em aves migratórias em São João da Barra. https://g1.globo.com/rj/norte-fluminense/noticia/2023/06/03/rj-registra-mais-dois-casos-de-influenza-aviaria-em-aves-migratorias-em-sao-joao-da-barra.ghtml Acessado 03/06/2023.

Influenza Aviária: Estado do Rio tem dois novos casos confirmados de H5N1 em aves silvestres. https://www.tupi.fm/sentinelas/influenza-aviaria-estado-do-rio-tem-dois-novos-casos-confirmados-de-h5n1-em-aves-silvestres/ Acessado 03/06/2023.

Gripe aviária: como se contamina, quais os sintomas e tratamento da doença? Entenda. https://www.msn.com/pt-br/saude/other/gripe-aviária-como-se-contamina-quais-os-sintomas-e-tratamento-da-doença-entenda/ar-AA1c40gC Acessado 03/06/2023.



Fonte das imagens:  CCZ e ASCOM


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.