sexta-feira, 30 de junho de 2023

CCZ orienta idosos do Projeto Niterói 60 UP de Charitas sobre como evitar o caracol gigante africano

 


Nesta quarta-feira, 28 de junho, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do seu setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), visitou o polo Charitas (Preventório) do Projeto Niterói 60 UP como parte de suas ações educativas em saúde. 

O objetivo deste quarto encontro foi orientar os participantes sobre os perigos à saúde e as formas de combate e controle do caracol gigante africano (Achatina fulica), buscando desenvolver o espírito de cidadania sobre a importância da contribuição de todos para eliminar o molusco.

As palestrantes Adriana Heizer, Leila Neves e Lílian Barcellos conduziram um bate-papo interativo, discutindo os seguintes assuntos: origem e ciclo de vida do caracol gigante africano, principais características, praga agrícola, Achatina fulica e Saúde Pública, prevenção e como controlar a praga. 

De acordo com Leila, os participantes do projeto neste bairro são extremamente animados e interagem muito bem.  A maior dúvida foi em relação à forma de eliminar os caracóis, se com sal ou queimando. A equipe prestou todas as orientações.


Projeto Niterói 60 UP

O Projeto Niterói 60UP é um programa de base comunitária destinado a melhorar a qualidade de vida dos idosos residentes na cidade.  É uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), para as atividades de ginástica, dança de salão, passeios e o coral Avós do Canto. 

De acordo com o secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf), o objetivo principal é promover a qualidade de vida, pela socialização, oferecendo aos idosos atividades físicas, sociais e culturais que promovam o bem-estar, gerando sentimentos positivos – evitando, assim, a depressão – e estimulando a função cognitiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.