sexta-feira, 30 de junho de 2023

Projeto Niterói 60 UP do Horto de Itaipu recebe orientações sobre o controle do caracol gigante africano

 


Nesta segunda-feira, 26 de junho, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do seu setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), visitou o polo Itaipu (Horto) do Projeto Niterói 60 UP como parte de suas ações educativas em saúde. 

O objetivo deste quarto encontro foi orientar os participantes sobre os perigos à saúde e as formas de combate e controle do caracol gigante africano (Achatina fulica), buscando desenvolver o espírito de cidadania sobre a importância da contribuição de todos para eliminar o molusco.

Os palestrantes Daniele Caviare e Delcir Vieira conduziram um bate-papo interativo, discutindo os seguintes assuntos: origem e ciclo de vida do caracol gigante africano, principais características, praga agrícola, Achatina fulica e Saúde Pública, prevenção e como controlar a praga. 

“Atividade muito legal, com bastante gente! A questão maior em relação ao caracol é sobre o sal.  A orientação que damos é para queimar e depois quebrar conchinha, porém algumas pessoas ainda insistem em colocar sal porque viram que funciona, no entanto, dependendo da quantidade, nem todos morrem, eles podem estar parecendo mortos, mas não estão, então reforçamos essa questão.  Além disso, enfatizamos a importância de se verificar com assiduidade o quintal, incluindo o jardim, porque o caracol é um animal que compromete a cadeia alimentar da nossa fauna porque come os alimentos que os nossos caramujinhos, os nossos caracóis que são típicos daqui do Brasil comem.  No mais, é sempre a questão de deixar a casa organizada, de fazer uma vistoria assídua porque, quanto mais catamos e fizermos a catação com a proteção de equipamentos de EPI (luva, por exemplo), mais rápido acabamos com essa praga”, explicou Daniele.


Projeto Niterói 60 UP

O Projeto Niterói 60UP é um programa de base comunitária destinado a melhorar a qualidade de vida dos idosos residentes na cidade.  É uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), para as atividades de ginástica, dança de salão, passeios e o coral Avós do Canto. 

De acordo com o secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf), o objetivo principal é promover a qualidade de vida, pela socialização, oferecendo aos idosos atividades físicas, sociais e culturais que promovam o bem-estar, gerando sentimentos positivos – evitando, assim, a depressão – e estimulando a função cognitiva.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.