sexta-feira, 16 de junho de 2023

Projeto Niterói 60 UP do Barreto recebe palestra do CCZ sobre o roedores

 


Nesta quarta-feira, 14 de junho, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do seu setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), visitou o polo Barreto (Dança de Salão) do Projeto Niterói 60 UP como parte de suas ações educativas em saúde.

A atividade teve como objetivo sensibilizar os participantes sobre a prevenção em relação aos roedores urbanos, evitando, assim, a leptospirose e outras doenças transmitidas por esses animais. 

Hugo Costa e Maria Cristina Crisóstomo, integrantes do IEC, conduziram um bate-papo interativo, discutindo os seguintes assuntos: as espécies de roedores urbanos que existem na cidade, os problemas que eles causam à saúde e ao meio ambiente, a leptospirose e suas formas de contágio e prevenção. Eles também enfatizaram a importância de eliminar os 4 A’s (abrigo, acesso, alimento e água) que favorecem a presença de roedores e outros animais sinantrópicos nos locais onde as pessoas vivem e convivem.

Segundo Hugo, os participantes demonstraram muito interesse e perguntaram sobre o melhor veneno a ser utilizado para combate aos ratos e camundongos e o uso proibido do “chumbinho” para matar esses animais. A palestrante Maria Cristina enfatizou a importância de não deixar alimentos e lixo expostos. Houve também questionamentos fora do tema, como a febre maculosa e os carrapatos.


Projeto Niterói 60 UP

O Projeto Niterói 60UP é um programa de base comunitária destinado a melhorar a qualidade de vida dos idosos residentes na cidade.  É uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), para as atividades de ginástica, dança de salão, passeios e o coral Avós do Canto. 

De acordo com o secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf), o objetivo principal é promover a qualidade de vida, pela socialização, oferecendo aos idosos atividades físicas, sociais e culturais que promovam o bem-estar, gerando sentimentos positivos – evitando, assim, a depressão – e estimulando a função cognitiva.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.