sexta-feira, 23 de junho de 2023

CCZ realiza palestra sobre arboviroses e zoonoses no curso NUDEC Condomínios

 


No último sábado (17/06), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – realizou a palestra sobre “Arboviroses e Zoonoses” no curso NUDEC Condomínios.

A atividade foi realizada no auditório da Casa Amarela da Secretaria Municipal de Educação, Centro, e contou com a participação de síndicos, subsíndicos, conselheiros e zeladores.

O objetivo da ação educativa em saúde foi treinar os participantes para que possam atuar na disseminação de informações nos locais de trabalho e/ou moradia, somando esforços na luta para prevenção e controle das arboviroses e zoonoses no município.

Ministrada por Cláudio Moreira e Maria da Glória Moreira, a ação consistiu em explanação temática, apresentação de slides e vídeos, e distribuição de folders informativos.  Em pauta, conceito, agente etiológico, transmissão, sintomas e prevenção das doenças:  Dengue, Zika, Febre de Chikungunya, Projeto Wolbachia em Niterói (arboviroses); Leptospirose e Raiva (zoonoses). 

“A atividade, como das outras vezes, foi muito bem recebida pelos participantes, que interagiram bastante.  As principais dúvidas foram relacionadas às ações do CCZ em relação ao controle de arboviroses e infestação de Aedes aegypti, e muitas dúvidas sobre a esporotricose, suas consequências e medidas que o CCZ realiza para conter a proliferação de casos.  O público manifestou interesse também em conhecer métodos e processos para mitigação de problemas ambientais em seus condomínios e manter maior atenção na vigilância destes locais”, relatou o palestrante Cláudio.


O NUDEC Condomínios

Com o intuito de promover uma consciência coletiva e uma mudança nos hábitos que possam evitar ou, ao menos, minimizar tais tragédias, a Defesa Civil de Niterói vem ao longo dos anos capacitando grupos de moradores que, voluntariamente, colocam-se à disposição para atuar quando necessário junto às suas comunidades com os conhecimentos adquiridos através dos cursos e atualizações. Estes grupos de voluntários compõem os Núcleos de Defesa Civil – NUDECs. Atualmente a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia, sob o comando do coronel Walace Medeiros, oferece as seguintes modalidades: NUDEC Comunidades, NUDEC contra Queimadas, NUDEC Condomínios. 

O NUDEC Condomínios é uma capacitação voltada especialmente para síndicos, subsíndicos, conselheiros e zeladores. Foi criado em 2019 e já formou 145 voluntários. Tem carga horária de 12h e abrange os seguintes saberes: Emergências com Elevadores; Eventos Meteorológicos Extremos (Tempestades e Vendavais) – Monitoramento e Alertas; Incêndio – Prevenção e Combate; Código de Segurança contra Incêndio e Pânico; Protocolos de Emergência; Tipos de Abastecimento de Gás inflamável e seus cuidados; Lei de Autovistoria; Noções Básicas de Proteção e Defesa Civil; Política e Gestão do Serviço Voluntário; Primeiros Socorros e Acidentes Domésticos; Segurança em Piscina Coletiva; Segurança Patrimonial; Zoonoses.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.