quarta-feira, 7 de junho de 2023

A importância das boas práticas na manipulação de alimentos: uma palestra do CCZ para os agentes de saúde do Módulo Médico de Família do Cantagalo

 


Nesta terça-feira (06/06), o Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ) – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – realizou a palestra Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para agentes comunitários de saúde do Módulo Médico de Família do Cantagalo.

O propósito foi informar a respeito dos procedimentos adequados à manipulação de alimento que beneficiam a qualidade dos produtos e a saúde do consumidor. 

Ministrada por Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira, a ação educativa em saúde desenvolveu-se por meio de bate papo interativo e exibição de slide-show. Principais tópicos discutidos: conhecendo os erros na cozinha; como implantar as boas práticas; meios de contaminação; alimentos de maior risco; contaminação cruzada; sintomas das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs); higienização; além de algumas orientações sobre tempo e temperatura dos alimentos. 

Segundo Patrícia, o assunto despertou muito interesse e alguns hábitos foram desconstruídos, como deixar alimentos cozidos fora da refrigeração e lixeira acondicionada na pia da cozinha. A equipe apresentou, com riqueza de detalhes, comportamentos recomendados e favoráveis para evitar DTAs, como a higienização com água sanitária ao invés do vinagre, substituição de potes de plásticos por potes de vidro no armazenamento de alimentos, conferência das datas de validade dos produtos entre outros.  

O próximo encontro será sobre Tutoria Responsável no dia 11/07.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.