sexta-feira, 30 de junho de 2023

CCZ participa da Feira de Ciências, Geografia, Matemática, Educação Física e Tecnologias da Escola Municipal João Brazil

 



Na última semana (20 a 22/06) o Centro de Controle de Zoonoses – através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) – participou da Feira de Ciências, Geografia, Matemática, Educação Física e Tecnologias da Escola Municipal João Brazil, no bairro Baldeador (Morro do Castro), a convite da instituição.

O evento teve ampla participação dos estudantes, que desenvolveram e apresentaram diversos projetos sob orientação de seus professores e de outras iniciativas parceiras da Secretaria e Fundação Municipal de Educação. O objetivo foi incentivar em crianças e adolescentes o interesse pela prática e experimentação científica fora da sala de aula.

O IEC atuou com estande educativo onde os visitantes puderam observar maquetes ilustrativas.  Além disso, os agentes Hugo Costa, Maria Cristina Crisóstomo, Rodolfo Teixeira e Rosani Loureiro prestaram orientações e contribuíram para difundir informações sobre arboviroses (dengue, zika e chikungunya) – enfatizando a importância do combate ao vetor, o mosquito Aedes aegypti –, zoonoses, roedores, pombos urbanos e a influenza aviária.

“A atividade foi muito bacana. Inauguramos o parque municipal do Baldeador.  Participamos da feira organizada pela Stefani, da sala de recursos. Ela nos pediu para trazer alguns animais peçonhentos, pois muitas pessoas não conheciam bem esses animais e havia relatos de cobras e aranhas venenosas na região. No nosso estande, mostramos três aranhas, um escorpião, uma lacraia e uma cobra da nossa coleção. Foi um sucesso, as pessoas se interessaram, conversaram conosco e nós explicamos sobre os animais. Além dos animais peçonhentos, também mostramos os roedores [maquete] e as fases larvais do mosquito Aedes aegypti. As crianças adoraram ver os insetos com a lupa. A feira foi muito boa, ficamos na entrada e recebemos muitas visitas de pais e outras escolas. Foi tudo bem organizado”, relatou Hugo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.