sexta-feira, 2 de junho de 2023

Higiene pessoal na infância: alunos da Escola Vera Lúcia Machado recebem palestra do CCZ

 


Com o objetivo de construir conhecimentos sobre a importância da higiene pessoal para a saúde e a qualidade de vida do público infantil, alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Vera Lúcia Machado, no bairro Badu, participaram de palestra sobre higiene pessoal realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), nos dias 23 e 30 de maio.

Os agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira (IEC), desenvolveram a atividade por meio de diálogo interativo abordando os seguintes tópicos: conceito de higiene, higiene pessoal e ambiental, lavagem das mãos e pediculose (tipos de piolhos, o piolho capilar, ciclo de vida, principais dificuldades causadas nas crianças e jovens, prevenção e tratamento).

A atividade foi uma solicitação da diretora geral Aline Souza.  Para alcançarem o objetivo, dividiu-se a turma por gênero. As meninas foram encaminhadas para a sala de leitura e a apresentação do tema foi conduzida pela servidora Patrícia e os meninos ficaram na sala de aula e receberam a orientação pelo servidor Delcir. A estratégia foi de permitir que a conversa fosse mais intimista, proporcionando, assim, o encorajamento dos alunos para esclarecimento das dúvidas. Essa atividade foi direcionada para os alunos do 4o e 5o anos, que já estão experimentando a puberdade. No dia 23, após a explanação, foi aplicada uma dinâmica onde os alunos escreverem suas dúvidas sem precisarem se identificar e depois colocaram na urna para a devolutiva no próximo encontro. 

No dia 30, após análise das perguntas depositadas na urna, a equipe realizou a devolutiva para os alunos, mantendo a mesma estratégia de separar meninos e meninas para facilitar o encorajamento na hora de expor as dúvidas. 

Segundo Patrícia, foi uma atividade muito enriquecedora, pois os estudantes demonstraram confiança e acolheram o esclarecimento com discussões valiosas sobre os hábitos de higiene individual e familiar. Os palestrantes observaram que as dúvidas das meninas iam além da higiene intima e capilar, muitas escreveram sobre menstruação, cólica, gravidez, entre outros temas. Sugeriu-se para a direção da escola convidar profissionais da Saúde do MMF do Badu a abordarem o universo da puberdade. “Foi notório o interesse dos alunos e o entusiasmo em discutir os assuntos apresentados e a satisfação em aprender sobre a higiene capilar e intima nessa fase da vida puberdade”, afirmou a agente.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.