sexta-feira, 30 de junho de 2023

Educação em Saúde fala sobre saúde ambiental no Grupo Attrium de Ensino

 


No dia 15/06, o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói (CCZ), realizou palestra sobre saúde ambiental no Grupo de Ensino Attrium, no bairro Santa Rosa (Vital Brazil).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), Saúde Ambiental são todos aqueles aspectos da saúde humana, incluindo a qualidade de vida, que estão determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos no meio ambiente. 

Nesse contexto das zoonoses, o acúmulo de lixo, por exemplo, propicia o aumento dos números de pragas e vetores urbanos que oferecem risco sanitário a toda a população.

Sendo assim, os alunos do ensino fundamental receberam informações sobre conceito de lixo, a linguagem dos 4R’s (Reeducar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar), lixo reciclável e lixo não reciclável, como evitar o desperdício da água, e prevenção às principais zoonoses e doenças de transmissão vetorial identificadas no município.

As palestrantes Adriana Heizer, Daniele Caviare e Lílian Barcellos desenvolveram bate-papo interativo com apresentação de slide-show. O objetivo foi sensibilizar os estudantes sobre a importância da coleta seletiva e reciclagem do lixo, bem como da economia da água, para o meio ambiente saudável. 

“Como sempre, essa escola acolhe muito bem a nossa atividade.  Falamos sobre o meio ambiente como todo, enfatizando o ambiente construído e, portanto, a importância de se reutilizar e reaproveitar, ter uma educação de consumo consciente com relação à energia e o uso de água na hora de tomar banho, de lavar as mãos, enfim, se pensar a médio e longo prazo em cuidar do planeta com esses pequenos resultados, essas pequenas atitudes.  Tratamos sobre coleta seletiva, a importância de não se jogar óleo na tubulação de água para que não contamine a rede pluvial.  Os estudantes  foram muito atenciosos”, contou Daniele.  

A equipe ainda abordou os temas roedores e esporotricose, importantes na Saúde Pública do município:  “Explanamos um pouco a respeito da questão dos roedores e da esporotricose, lembrando sobre não colocar a mão em animal que não se conhece, principalmente animal de rua, como cachorro e gato, que às vezes pensa-se que tem um simples machucado, mas pode ser lesão por sporotrix.  Com relação ao rato, a incidência está muito ligada à questão do lixo, então não deixando lixo exposto ou não facilitando seu acesso a alimentos são medidas que normalmente tendem a diminuir presença dele próximo à nossa casa.  E lembramos sobre não deixar exposto alimento, ração, alpiste, semente de girassol, resto de comida, comida na panela – sempre guardando dentro da geladeira.  A atividade foi maravilhosa e a participação dos alunos foi muito interessante!”, relatou Daniele.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.