sexta-feira, 2 de junho de 2023

CCZ promove ações educativas sobre roedores no polo Itaipu do Projeto Niterói 60 UP

 


Nesta quarta-feira, 31 de maio, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do seu setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), visitou o polo Itaipu do Projeto Niterói 60 UP (Horto de Itaipu) como parte de suas ações educativas em saúde. 

O objetivo deste terceiro encontro foi sensibilizar quanto à importância da adoção de medidas preventivas contra os roedores urbanos no ambiente domiciliar e de convívio, evitando doenças relacionadas a estes vetores, especialmente a leptospirose. 

Os agentes Delcir Vieira e Cláudio Moreira, integrantes do IEC, conduziram um bate-papo interativo, discutindo os seguintes assuntos: espécies de roedores urbanos, problemas causados por esses vetores, a leptospirose e prevenção – enfatizando a importância da eliminação dos 4 A’s (abrigo, acesso, alimento e água) para desencorajar a presença de roedores e outros animais sinantrópicos. 

Segundo Delcir, a atividade foi ótima. Os alunos demonstraram muito interesse e ficaram surpresos ao saberem que os ratos vivem em colônias.  Houve relatos de roedores na localidade.  A equipe repassou o folder digital para o grupo com orientações e telefone de contato do CCZ para solicitarem a visita do agente.


Projeto Niterói 60 UP

O Projeto Niterói 60UP é um programa de base comunitária destinado a melhorar a qualidade de vida dos idosos residentes na cidade.  É uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal do Idoso (SMI), para as atividades de ginástica, dança de salão, passeios e o coral Avós do Canto. 

De acordo com o secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf), o objetivo principal é promover a qualidade de vida, pela socialização, oferecendo aos idosos atividades físicas, sociais e culturais que promovam o bem-estar, gerando sentimentos positivos – evitando, assim, a depressão – e estimulando a função cognitiva.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.