sexta-feira, 2 de junho de 2023

Saúde em família: idosos aprendem sobre higiene pessoal na Policlínica do Largo da Batalha

 


Na última semana (dia 22/05), o setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou uma palestra sobre higiene pessoal na Policlínica Regional do Largo da Batalha, como parte de uma iniciativa para sensibilizar um grupo de idosos sobre a importância do cuidado com a saúde familiar. 

Os agentes Delcir Vieira e Patrícia de Oliveira desenvolveram a palestra por meio de diálogo interativo abordando os seguintes tópicos: conceito de higiene, higiene pessoal e ambiental, lavagem das mãos e Covid-19.

A ação educativa em saúde foi uma parceria com a dentista Dra. Claudia Almeida, que uma vez ao mês realiza essa interação com pacientes adultos e infantis, orientando sobre a importância da higiene bucal, da alimentação saudável e da boa hidratação. A profissional apresentou slides sobre a saúde bucal, ofereceu todo o esclarecimento quanto à boa higienização da boca e da prótese.

O IEC apresentou a importância do banho diário, da higienização das mãos corretamente, a limpeza de calçados e roupas. Destacou o destralhe de objetos desnecessários para evitar a presença de animais sinantrópicos e o adoecimento da casa e dos indivíduos que ali residem.

“Foi bastante satisfatório abordar essa temática com os idosos, muitas dúvidas foram esclarecidas. Conseguimos desmistificar alguns hábitos que eram praticados sem a devida reflexão. Orientamos quanto à pratica de higiene como uma ferramenta fundamental para prevenir ou reduzir os riscos de adoecer”, contou Patrícia.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.