quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Encontro sobre Esporotricose com veterinários

O Centro de Controle de Zoonoses de Niterói, em parceria com o Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense e o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro, realizou nesta quarta-feira (24/09) o encontro “Esporotricose: estratégias para o enfrentamento da zoonose em Niterói” na Faculdade de Medicina Veterinária da UFF. O objetivo foi promover a integração entre profissionais em exercício nas diversas áreas de atuação da Medicina Veterinária para a discussão da realidade da zoonose no município de Niterói, estratégias de controle e monitoramento, conduta do clínico frente ao problema e legislação vigente.

A ação educativa reuniu especialistas como: Simone Rocha Souto, mestre em medicina veterinária; Andréa Regina de Souza, professora do Instituto Biomédico da UFF; e Fábio Vilas Boas, chefe da Seção de Controle da População Animal do CCZ.  Os principais temas abordados foram: casos clínicos e tratamento da doença; esporotricose felina x esporotricose canina; situação da zoonose no município; apresentação clínica em humanos; ações integradas de prevenção e controle; unidade de diagnóstico e monitoramento animal (parceria CCZ e UFF).

O evento contou ainda com a participação de Cícero Pitombo, presidente do CRMV/RJ; Cláudio Pinto Vicente, diretor do Departamento de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses de Niterói; e Francisco de Faria Neto, diretor do Centro de Controle de Zoonoses.  














Nenhum comentário:

Postar um comentário