segunda-feira, 6 de julho de 2020

06 de Julho: Dia Mundial das Zoonoses




Raiva, leishmaniose, leptospirose, toxoplasmose, hantavirose, salmonelose, cisticercose, brucelose...  Esses são apenas alguns exemplos de zoonoses, provavelmente você já ouviu falar de alguma dessas doenças, seja nos livros da escola, nos noticiários ou devido a casos na sua região.

Zoonoses são as enfermidades transmitidas naturalmente entre os animais e o homem, podendo ser causadas por vários agentes etiológicos. Dentre eles, destacamos protozoários, vírus, bactérias, fungos, helmintos e rickéttsias.

Celebrado anualmente, em 6 de julho, o Dia Mundial das Zoonoses foi criado para enfatizar a discussão acerca do tema. A data faz referência ao dia em que o cientista francês Louis Pasteur aplicou com sucesso a primeira vacina antirrábica, em 1885.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS/ONU), 60% das doenças infecciosas humanas e 75% das novas doenças que infectaram os seres humanos nas últimas décadas têm origem animal. É cada vez mais comum que doenças mudem de espécies e se espalhem na população, em meio ao crescimento das cadeias de agricultura e abastecimento alimentar.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) determinou que a saúde humana e a saúde animal são interdependentes e vinculadas à saúde dos ecossistemas em que existem, no conceito chamado de Saúde Única (One Health).

"Em plena pandemia, a Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu um novo alerta para a possibilidade de novos surtos de doenças zoonóticas, principalmente em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Hoje no mundo 1 bilhão de pessoas adoecem por conta das zoonoses, sendo que algumas milhões vem à óbito. Se só isso não bastasse, as perdas econômicas por conta das zoonoses são imensuráveis. Esse cenário demonstra a importância do assunto é da necessidade dos órgãos públicos estarem vigilantes frente a essas doenças. No enfrentamento dessa problemática, é preciso trabalharmos com o conceito de saúde única,  que é conceituada como integração entre saúde humana, saúde animal e ambiente", ressalta Fabio Villas Boas, chefe do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói.


Cuidados para prevenção

Na luta para a prevenção de zoonoses, alguns cuidados são importantes, destacando-se: 

  • Higiene pessoal e ambiental; 
  • Lavar e higienizar muito bem verduras e legumes; 
  • Cozimento adequado (acima de 70°C) dos produtos de origem animal destinados ao consumo humano (carnes, pescados, leite, ovos, entre outros); 
  • Controle de vetores (ex: morcegos e roedores);
  • Usar luvas quando fizer a limpeza das caixas de areia dos gatos;
  • Lavar sempre as mãos depois de brincar com animais;
  • Não ter contato com águas contaminadas durante enchentes;
  • Não permitir que crianças brinquem em areias de parques ou de praias aos quais os cães e gatos têm acesso;
  • Tutores devem manter seus animais vacinados e vermifugados sob orientação de um médico-veterinário.


Fonte:  Conselho Regional de Medicina Veterinária - RJ e SP.
Depoimento: Fábio Villas Boas, chefe do Centro de Controle de Zoonoses de Niterói.
Imagem:  Pesquisa Google.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.