sexta-feira, 7 de maio de 2021

CCZ realiza ação educativa para professores da UMEI Eduardo Campos

 


Nesta quinta-feira (06/05), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), através do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), realizou ação educativa (roda de conversa) para os professores da Unidade Municipal de Educação Infantil Governador Eduardo Campos, em Matapaca, que irão retornar para as aulas presenciais a partir da próxima segunda-feira (10/05).

A atividade foi solicitada pela diretora Simone Peres e teve como objetivo principal apontar possíveis caminhos para a retomada gradual do funcionamento das atividades presenciais da UMEI.

A Secretaria Municipal de Educação elaborou o documento "Diretrizes para a Construção dos Planos Locais de Retorno as Atividades Presenciais da Educação Municipal de Niterói". A partir desse material, o IEC, representado pela agente Patrícia de Oliveira, orientou sobre o Protocolo de Segurança em Tempos de Convivência com a COVID 19.

O protocolo descreve que cada escola será responsável por limitar os alunos em sala – tendo a capacidade de até 50% das turmas ocupadas –, e que o retorno foi orientado pela situação epidemiológica do município e se dará com cuidados especiais para a proteção de todos, crianças e profissionais, no sentido de reduzir riscos.

A proposta do encontro foi compartilhar cuidados e dividir saberes, articular possibilidades de trabalho, respeitando o direito da criança. O propósito central é preservar vidas e garantir a segurança de todos envolvidos, cuidando uns dos outros em meio a essa pandemia.

As medidas visam diminuir a circulação do vírus, por meio do:

  • Uso obrigatório de máscaras face shield para professores e funcionários;
  • Aferição de temperatura; 
  • Tapete sanitizante e lixeira de pedal;
  • Distanciamento físico entre as pessoas e restrição do número de pessoas circulando na UMEI;
  • Reorganização dos espaços e sinalização clara;
  • Uso obrigatório de máscaras (crianças e profissionais);
  • Distribuição de saquinhos para máscara usada no momento do lanche; 
  • Reforço de procedimento de higienização pessoal e dos ambientes; 
  • Identificação precoce e isolamento de portadores da infecção, vigilância ativa;
  • Orientação para correta higienização das mãos, uso do álcool gel e forma correta da utilização da máscara e retirada.

As aulas presenciais terão duração reduzida; os alunos poderão ir diariamente. Serão divididos em dois grupos: manhã e tarde, 3 horas de duração respectivamente.

O IEC esclareceu a importância da prática dos muitos cuidados que exigirá o esforço individual e coletivo, como, por exemplo, a higienização correta das mãos de crianças e adultos em vários momentos do dia, em especial na chegada à UMEI, antes do início das atividades diárias.

“Divulgamos também o calendário vacinal e os locais de vacinação para COVID 19 e influenza. Enfatizamos a importância da vacinação e reforçamos que o distanciamento social e o uso de máscara de forma correta como uma das principais medidas não farmacológicas capaz de reduzir e encurtar a pandemia. Vale ressaltar que os estudos científicos têm sido dinâmicos, com atualizações quase diárias. Na roda de conversa, após uma rica discussão, concluímos que a preservação da vida sempre será em primeiro lugar, retorno seguro e saudável”, destacou Patrícia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.