domingo, 14 de fevereiro de 2016

CCZ treina militares para o combate ao mosquito Aedes aegypti




O Centro de Controle de Zoonoses de Niterói realizou nesta quinta e sexta-feira (11 e 12/02) o treinamento de militares para ações do esforço nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti na cidade, parceria das Forças Armadas (Exército e Marinha) com a Secretaria Municipal de Saúde. 

Profissionais do setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC), do CCZ, desenvolveram a atividade nos moldes de instrução voltada para a prática, abrangendo informações sobre biologia do vetor e principais arboviroses relacionadas (dengue, chikungunya e zika), técnica de abordagem ao morador, técnica de vistoria de imóvel e encaminhamentos cabíveis. 

Participaram da capacitação 480 militares do efetivo do Exército – Forte Barão do Rio Branco e Fortaleza de Santa Cruz da Barra (Jurujuba, em Niterói);  11º Grupo de Artilharia de Campanha (Vila Militar /RJ) –, e 300 da Marinha – Base Naval do Rio de Janeiro (Ilha de Mocanguê).  As instruções foram ministradas nas instalações dos quartéis e tiveram como objetivo preparar as tropas para o emprego nas ações educativas e de eliminação de focos de proliferação do mosquito junto à população de áreas urbanas na cidade.  Essas ações ocorrerão no período de 13 a 18 de fevereiro e serão apoiadas e supervisionadas tecnicamente por 20 agentes do CCZ.

Para o Tenente Coronel Migon, Oficial de Comunicação Social do Comando de Artilharia 1 (Exército), “uma das peculiaridades das Forças Armadas é cooperar, subsidiariamente, em ações de defesa em prol da sociedade, mesmo que sua principal destinação constitucional seja a Defesa da Pátria. Para tal, dispõem de grande capacidade de mobilização e tais peculiaridades também permitem que estejam prontas para cooperar subsidiariamente em ações de defesa civil, em prol de nossa sociedade. Tendo em vista o agravamento das epidemias causadas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças Dengue, Chikungunya e Zika, com sérias consequências à população brasileira, as Forças Armadas foram convocadas para empregarem a sua capacidade de trabalho, somando esforços com a sociedade no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti.”

Ainda segundo o Oficial, a expectativa é que os militares contribuam para a redução dos casos das doenças:  “Os militares farão visitas nas residências, acompanhados por agentes de saúde, para inspecionar possíveis focos de proliferação, orientando os moradores e, se for o caso, agindo para a eliminação de criadouros do mosquito. O Exército Brasileiro espera que a participação dos seus militares contribua para a conscientização da sociedade e, como consequência, reduza a quantidade de doentes ocasionados pelo mosquito Aedes aegypti, bem como a necessidade de novas campanhas. As Forças Armadas são instituições brasileiras que gozam de grande credibilidade perante a nossa população, estando sempre prontas para contribuir com a sociedade brasileira, quando necessário e solicitado, de acordo com o estabelecido em lei.”

Cooperação entre instituições.  Palavras de ordem na mobilização contra o Aedes aegypti.



Fortaleza de Santa Cruz da Barra - 11/02/16







Forte Barão do Rio Branco - 12/02/16










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.